Crafts em trapinho

Veja aqui algumas ideias para fazer coisas de trapinho, para aproveitamentos ou se quiser comprar novelos de fita, já há à venda. Não sei preços porque desde início foi minha intenção dar sumiço a dois sacos de papel da Ikea ,cheios de T-Shirts que dizem estar fora de moda, ou com buracos etc.

Uma das minhas amigas faz pouffs e cortas as sobras de camisas, camisolas, meias já velhas etc e coloca tudo em sacos que faz ela mesma, do formato do pouff. Serve para enchimento. Quando é preciso lavar o pouff, retira o recheio e lava, engoma e volta a colocar o recheio, que está no tal saco de pano ou rede.

Pessoalmente detesto esferovite. Além de ficar muito mole, faz aquele barulho irritante quando alguém se senta. Prefiro desperdício de espuma ou trapo, ou as duas coisas juntas.








Usado como centro de mesa.



Tapete feito com tiras cortadas de camisolas, aqui usado como toalha.


Tapete  feito com tiras de ganga, em tranças que são depois cosidas entre si!


Cesto feito com tiras de tecido entrançadas e cosidas entre si. pode ser cosido à máquina.





Sacos, para  dias de  lazer, ou para compras.





Não esqueça de forrar, para dar resistência ao saco e para que as coisas que guarda, não passem para fora, pelos buracos do crochet.



Para fazer estes sacos, tapetes ou saídas de banho, uma manta para o cão ou tapetes para colocar dentro das camas dos gatos, e tantas outras coisas, como sacos para as compras, para guardar os trabalhos etc, só precisa ter paciência e cortar as tiras de tecido. Estas tiras são cosidas umas às outras porque se fizer nó, o trabalho fica muito imperfeito. 
Depois é só crochetar como se fosse lã, a agulha é que tem de ser grossa porque este trapinho não tem a elasticidade da lã e daí que precise ser confeccionado com agulha mais grossa, para que o trabalho não fique muito duro. No entanto se quiser fazer caixas para divisórias nas gavetas, terá de executar com uma agulha mais fina, para que o trabalho fique duro.

Encontrei na net uns bonecos que ensina,m a cortar o trapinho e vou aqui colocar. Talvez vos dê ideia para fazerem algo para a vossa casa ou apenas uma caminha para um dos vossos Pets.





É assim que se corta as tiras de T-Shirts para fazer os novelos de trapinho. Os restos cortam-se em pedacinhos pequenos, ou maiores e colocam-se  em sacos de pano, serve para enchimento de almofadas. As fronhas podem também ser recicladas (pode fazer de lençóis já muito usados ou rasgados), e que serão o forro para almofadões ou pouffs.






Passo a passo de como se faz:










 

Espero que gostem das sugestões. Já tinha aqui escrito e mostrado o reaproveitamento de tecidos, mas nunca é  demais!! Este post é reformulação de um de 2011.

Um abraço e desejo de um agradável  final de dia !!




Ideias de Gena Resende,  da hatsoutrageous, goinggreencrafters and artists e crochet fiber art.uk

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo