O nosso quarto, refúgio de descanso e sonho


O quarto de dormir é para muitos, deixado para último numa decoração da casa. Há mesmo quem nem saiba bem o que é essa coisa da decoração.

Põe para lá uns móveis,  que comprou  numa promoção da loja do folheto que lhe tinham posto na caixa de correio e vive assim,...dormindo  numa cama de que não gosta  e...vai acordando e deitando  todos os dias, num ambiente hostil, para o qual olha e traz desgosto.
Já viram o anúncio do Ikea???  O padeiro chega a casa e vem dormir na sua cama fofa e confortável, depois de ter  feito o pão para os outros comerem ao seu pequeno almoço... é o ciclo da vida...para estar apto a trabalhar na noite seguinte, precisa dormir bem e descansar.
É isso, temos de dormir em quartos confortáveis que nos permitam regenerar o corpo, descansar e em paz e sossego. Mesmo que esse descanso seja durante o dia.
Sim, porque há quem  trabalhe  noutros horários fora dos comum "das nove às seis"...





O essencial, é o bastante!
É isso que pensa a maioria. De facto uma boa cama um  roupeiro, uma ou duas mesinhas e uma cadeira, são o essencial, ate menos se não puder comprar mais. Mas para que descanse, comece pelo colchão. Mesmo que tenha de colocar uma manta por baixo e colocá-lo no chão. Depois vá comprando o que falta. E a pouco e pouco vai tendo o seu ninho de amor e descanso.

Gastar dinheiro no que chamam supérfluo? para quê? Tanto vivo assim como assado.
E lá vão passando os anos e nunca conhecem a alegria do lar, o conforto de ter algo único, que é apenas seu.



Há  quem viva uma vida inteira, dormindo em  qualquer cama, um colchão que em vez de os repousar, causa dores de costas. O quarto é o local onde passamos em média 7 a 8 horas de cada dia.
Isto é, 1/3 das suas vidas, é passado num ambiente onde muitas vezes não há qualquer conforto. E porquê? É caro? Temos sempre de investir em nós primeiro, afinal nós somos um dos pilares da família.

Decorar uma casa não se faz num dia...nem mesmo os que são milionários o fazem.
Esses entregam às mãos dos decoradores, que os acompanham por vezes durante umas semanas, para verem os gostos e preferências...Mas nada é pessoal, já que é feito por outros.
Decorar uma casa é  algo que se constrói, aos poucos, com amor e carinho.
É como com  um pássaro,  que constrói o seu ninho para guardar a sua família, para a proteger.

O lar, é o local das nossas vivências, onde temos de nos sentir bem. E nunca nos realizamos, por mais sucesso que tenhamos, antes de ter o nosso próprio "cantinho", esse local a que os ingleses chamam home, e nós, lar.


Deixe de pensar no vizinho, na prima, na tia , etc. quando o/a visitam e pensa que tem que ter uma sala para os receber...pense primeiro em si e comece pelo quarto. A sala virá depois. E quem fala no seu quarto, fala no das crianças,ou criança. Eles precisam coisas simples, mas onde repousem, estudem, brinquem. E não compre coisas ultra caras, eles crescem a correr.


Uma boa cama e um ambiente alegre e saudável, fazem toda a diferença, para que, quando nos levantamos da cama, possamos fazê-lo depois de termos repousado convenientemente. Essa é uma das razões porque faço os meus posts por assuntos.
E a intenção, não é para que copie o que sugiro, antes pelo contrário, é para lhe fornecer matéria de inspiração. Tomara que isso aconteça.


Pintar uma parede ou forrá-la a papel, a da cabeceira da cama. Escolher um papel ou cor de tinta bonito.
Escolher uns novos cortinados e umas almofadas.
Noutra ocasião, comprará o sofá pequeno ou cadeirão,  para se sentar quando se calça.
Noutra,  serão  os tapetes ou  a carpete.

Seja criativo e escolha bem, com cores que se completam, com acessórios essenciais, e não precisa gastar uma fortuna.
Não precisa de várias mantas e almofadas, vá primeiro pela cama, depois compra a colcha, as almofadas, os cortinados, tudo em tons que se ligam e que tornam o ambiente acolhedor.

Aprenda a fazer coisas para o seu lar, almofadas,  mantas, colchas, etc...aprenda a produzir para gastar menos!!
Pode até reciclar coisas que tenha. Basta mudar, por vezes a cor das paredes e ter um bom colchão.


Quem disse que precisa gastar uma fortuna...siga o seu coração e encontre a sua decoração.
Quer um conselho? Não tem possibilidades de mudar tudo de uma vez...comece pelo colchão, como referi acima...esse é o bem essencial.
Esse é o mais importante, já que repousamos o corpo sobre ele. Depois quem sabe uma cama nova . E assim por diante. Quando tiver terminado o seu quarto, estará o seu mais precioso refúgio....seu e de quem o partilha consigo...depois  passará a outra divisão da casa, a cozinha, por exemplo. Quando se recordar de como tudo começou, dois ou três anos mais tarde, terá a sua casa, ao seu gosto, digna de uma rainha, você, a rainha do seu lar!

Boa continuação de semana e já agora pare para pensar, se temos de viver o hoje, para sermos mais felizes e pensar em nós, então temos de descansar melhor. Pense em si e na sua família!

Durma bem e seja feliz.


Imagens de Remodelingguy, Stadshem e Micasa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo