Reciclar e mudar de visual

Olá, bom dia!,

Esta semana tenho estado ocupada com vários projectos.
Um deles, este, forrei uma secretária ainda boa, mas  cujo tampo  tinha  tintas, autocolantes e ficou meio pelada...
Aproveitando mapas,  os que acompanham as agendas  no final, forrei esse tampo, com a técnica da colagem de papel de jornal ou revistas. Em vez de tiras de papel, usei  os mapas.

Primeiro passo, raspar tudo o que estiver agarrado ao tampo que vamos forrar. Com ajuda de uma espátula, vá ao de leve, raspando tinta e verniz, coisas coladas  até o deixar liso.

As primeiras fotos que tirei do trabalho, como comecei à noite, ficaram muito escuras e por isso não tenho a fase de raspar com espátula e retirar os autocolantes.
Pelo facto peço desculpa.



Aqui como a dita secretária foi em tempos e mesmo aqui já tinha  um autocolante na ponta esquerda. Os filhos crescem e  deixam para trás coisas que usaram. Confesso que detesto desfazer-me de coisas que me tragam recordações. Por isso, resolvi recuperar o  tampo, de uma forma original, porque a mesa o está em muito bom estado.



Fui colocando mapas e sobrepondo outros. Os mapas têm geralmente o tamanho A5, que acompanham as agendas anuais. A mesa tem 60 por 90 e por isso, com as várias camadas, levou bastantes. Geralmente esses mapas fazem belos trabalhos. (Tal como estampas e belas fotos de revistas, postais ilustrados, etc)  Mas gosto muito de trabalhar com mapas.
Deixei secar  a primeira camada  por 2 horas, depois quanto mais mapas ia acrescentando e sobrepondo, mais horas tinha de deixar a secar, em média 4 horas dá para secar, junto a uma janela.
Pode usar fotografias de família, colando  primeiro uma ou duas camadas de papel, por exemplo jornal, criando o suporte para as fotos, estas ou impressões delas, que possa usar sem doer. Isto é, sem depois se arrepender. Aí não use verniz, use apenas a cola, ela irá proteger as fotos e dar-lhes aquele ar envernizado, como eu fiz com os mapas.



Aqui já tinha três  camadas de mapas, cortados e colados com cola branca diluída em 2 partes, para uma de água. E já secos.



Coloquei ainda mais uma camada, e aqui está a  finalização. Gastei bastantes mapas, e  gastei meio frasco grande de cola branca. Cá está ela,
Depois de várias camadas  fiz três demãos de cola com água ( como referi duas partes de  cola para uma de água) e pincelei por cima e dos lados. Assim os mapas que já estavam secos,  receberam cola por cima, que vai criando como que um envernizado, à terceira camada, fica quase como verniz. Se quiser mais forte, terei de dar mais duas camadas. Estou indecisa se coloco mais cola para ficar mais brilhante e dura ou se fica assim.

A par disso, pintei uma mesinha que meu filho mais velho fez há muitos anos atrás e estava a ficar muito feia. Como mostra na foto, coloquei no corredor,  com revistas. A  mesinha é daquelas de fechar e que se usa para apoio de mesa. Como estava ainda no tom natural, ganhou humidade e manchas  lixei, raspei e voltei a lixar. Dei primário para madeira e tinta mate, branca para madeira.
Como disse acima, comecei os trabalhos durante a noite  e não tinha flash, daí não colocar as fotos que ficaram muito escuras.


Futuramente outras coisas  serão pintadas. Terei mais cuidado no passo a passo. A mesinha de apoio, é esta ao lado direito).

Estou a finalizar um espelho, depois vos mostrarei!

Espero que gostem  das sugestões e que vos motive para reciclarem e criarem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo