Reciclar móveis


Aproveite se tiver um tempo livre e recupere o que tem,e nunca deite fora. Há sempre uma maneira de dar a vota à questão.Senão tem móveis usados ou herdados,experimente encontrar à venda  na sua região.

Então,quais os passos que precisa dar: 
 comprar o que melhor pode servir o espaço a decorar, lixar, pintar com primário, dar o tom que quer. 
Se quiser manter a cor do móvel mas ele está feio, então, lixar com lixa mais grossa (100) depois lavar bem com sabão neutro. 
Deixar secar e passar a lixa fina (200). 
Voltar a lavar e deixar secar. 
Comprar um tapa poros e passar com trincha rectangular. 
Passar de novo a lixa fininha e em seguida um pano seco que não largue pelo. 
Depois dar uma cor com "vieux chêne", se quiser mais clarinho, uma passagem basta. Isto no caso de querer que tradicional e à cor da madeira mas mais escuro e envernizado.
Quantas mais passagens, mais escuro vai ficar o móvel. 
Passar verniz incolor para uso marítimo, porque é impermeável e pode até deixar cair água que não estraga. Deixar secar muito bem. 
Verificar se quer com ou sem brilho. O verniz, existe em mate e brilhante. E já está,  um móvel novo,  para a sua casa. 
Atenção, muito importante, NUNCA, cobrir a parte interior da madeira com verniz. A madeira é um material natural, RESPIRA.

O procedimento que acabei de explicar é também  o mesmo se quiser para mudar a cor das portas de casa.
Se quiser envernizadas, é tal e qual o que referi. Se quiser pintadas, depois do tapa poros, um primário para madeira, deixar secar e voltar a repetir a passagem do primário. Faz-se com rolinho estreito de espuma, para chegar aos pormenores.
Depois pintar também a rolo fino de espuma, com tinta hidrofoga ( as novas que não precisam de aguarás ou diluente), na cor que quiser. E aí está uma tarde de bricolage e um qualquer móvel ou porta, novinho em folha. 
No caso de pintura para os móveis, faz igual até ao tapa poros  e dá um primário para madeira.
Depois deixa secar e verifique se precisa de outra demão.
Pinte à cor que escolheu e deixe secar entre as duas demãos da tinta. Secar pelo menos 6 a 7 horas. Em ambiente arejado, mas sem vento porque se trouxer partículas elas vão pegar-se à pintura fresca e aí teria de lixar e recomeçar tudo de novo. 

Isto dá para qualquer móvel. Como já disse acima, nunca pintar o interior dos móveis.  Forre a papel, chita, papel de revistas, jornal, papel de parede, etc.Porque a madeira respira. 
Se quiser impermeabilizar até o papel de jornal, é usar cola branca, das de trabalhos manuais, eu costumo usar dos frascos grandes que se usa para colar soalho. Com uma trincha limpa, só para usar na cola, passa como se estivesse a pintar o papel. Tal como se faz nos artefactos em papel maché. Deixe secar umas duas a três horas. repetir, até obter o grau que quer, impermeável e envernizado, porque é esse o efeito que fica no papel, de pois de várias camadas de sola, Esta depois de seca, cria uma espécie de vidrado que dá resistência ao papel, etc.
Duas demãos, costumam ser suficientes para dar algum brilho, para tornar resistente, são mais, depois vai verificando.
Veja em baixo ideias de móveis reciclados, créditos em cada imagem.







   Casinha de bonecas feita de um pequeno móvel.











Gostaram? Ainda bem ! Bons trabalhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo